Veja o que os pais acham das propostas educacionais dos candidatos à presidência

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

No dia 30 de outubro de 2022, os brasileiros irão às urnas para escolher o próximo presidente do Brasil. Na corrida para o pleito, dois candidatos despontam nas pesquisas e disputam o voto do eleitor, com propostas diversas para a Educação Básica.

No presente artigo é apresentado o panorama atual da educação brasileira. Além disso, realizamos uma seleção de algumas propostas educacionais dos candidatos e fizemos uma pesquisa com pais de todo o Brasil para saber quais delas eles mais se identificam. Veja a seguir:

Qual a situação atual e os desafios da educação brasileira?

A pandemia da Covid-19 trouxe diversos impactos para todos os setores da sociedade, inclusive para a educação. Exemplo disso é que de 2019 (ano anterior à pandemia) para 2021 mais de 650 mil crianças saíram da escola, de acordo com o Censo Escolar de 2021.

Na educação infantil, mais precisamente nas creches e berçários, essa queda foi ainda mais expressiva na rede privada do que na pública. Enquanto a primeira teve uma redução de crianças matriculadas de 21,6%, a segunda teve de 2,3%.

Além disso, dados de um levantamento feito pelo movimento “Todos pela Educação” a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, mostram que o número de crianças não alfabetizadas entre 6 e 7 anos subiu para 2,4 milhões em 2021, um crescimento de 1 milhão em relação a 2019.

Esses dados não deixam mentir que a situação atual da educação básica brasileira se apresenta bem desafiadora. Portanto, é preciso olhar para a proposta de educação dos candidatos para que esse cenário seja revertido.

Pesquisa mostra a opinião dos pais frente às propostas educacionais dos candidatos à presidência

Através de um formulário digital a pesquisa foi feita com 402 participantes. Dessa forma, foram selecionadas 5 propostas educacionais dos atuais candidatos e os usuários deveriam selecionar entre “Concordo totalmente” e “Discordo totalmente” para cada uma delas.

Para não enviesar as respostas, as propostas educacionais não estavam vinculadas aos nomes dos presidenciáveis. Além disso, foi perguntado “Qual o seu desejo  e expectativa para a educação brasileira?” para que os usuários compartilhassem seus anseios. Veja a seguir os resultados:

Proposta do plano de governo do Lula: “Universalizar o acesso à internet de qualidade, principalmente de escolas públicas”:

Respostas

282 (70.15%)

95 (23.63%)

10 (2.49%)

10 (2.49%)

5 (1.24%)

Proposta do plano de governo do Lula: “Criar um programa de recuperação educacional concomitante à educação regular, para que possam superar esse grave déficit de aprendizagem”:

Respostas

266 (66.17%)

118 (29.35%)